O que é?
Pedagogia, monitoramento e administração

Educadores, pedagogos e pais de alunos são unâmines em reconhecer o valor das novas tecnologias em apoio à aprendizagem. Mas a experiência em sala de aula e algumas pesquisas já revelam que apenas o treinamento do aluno em informática não basta para gerar novos conhecimentos. Por outro lado, deixá-lo sem orientação no emaranhado de informações da internet, esperando que ele descubra seu próprio caminho, pode ter efeitos adversos.

No Conecta Mundo, o que se busca é um equilíbrio pedagógico entre a liberdade de interação e a contextualização educativa dos conteúdos. Ao navegar e interagir nesse universo, o aluno vai espontaneamente desenvolvendo habilidades de uso de tecnologias, de forma estimulante e criativa. Além de abrigar atividades planejadas para conduzir a aprendizagem, esse ambiente conta com um sistema de monitoramento em diversos níveis.

Os professores podem acompanhar, em tempo real, o que seus alunos estão fazendo. E os diretores têm acesso a todas as atividades, de todas as turmas. É possível, por exemplo, que os próprios usuários denunciem algum uso indevido do sistema, que gera um alerta aos supervisores. Ou, se preferir, é possível ao administrador censurar palavras e prevenir práticas que sejam consideradas inadequadas para cada turma.

Também nessa área administrativa, cada escola tem autonomia para cadastrar suas turmas, gerenciar perfis, conteúdos e atividades. E o melhor: esse sistema de controle e monitoramento tem interface simples, é fácil de usar e dispensa grandes investimentos em hardware e software.